15/12/2014

Portinhola para gatos

Ta aí um post que nunca imaginei que faria!
Mas como dona de gatos, me vi com algumas necessidades práticas e achei que seria bacana dividir com vocês. A gente nunca sabe quem pode ter a mesma necessidade!

Tenho 3 gatos e uma preocupação sempre foi deixá-los dentro de casa ou no quintal quando fosse à rua.  Eles adoram ficar no quintal, principalmente à noite, porque nesse verão desértico do Rio, lá fica bem mais fresco. Mas me preocupava com o fato de precisarem entrar em casa e conseguirem, seja por chuva, fogos ou qualquer outro motivo que os forçasse a procurar abrigo.

Assim, uma porta basculante se tornou uma idéia interessante e prática, mas acabei esbarrando em outro problema: onde comprar? As que achava para comprar no Brasil eram caríssimas! Preços fora da realidade! O valor nos sites estrangeiros compensavam muito, mas demoravam muito tempo para chegar. Neles é comprar e esquecer, porque em alguns, o tempo de entrega passa de 1 mês!

A saída seria pedir a alguém que viajasse para o exterior, mas também não foi tão fácil. Meu cunhado viajou, mas não encontrou a tal portinhola. Voltei a procurar por aqui até que, sem querer, achei um vendedor com valor razoável. Não, não é tão barato quanto comprar lá fora, mas não estava tão mais caro assim e chegaria em menos de uma semana. Comprei.

Aí, passei para o próximo passo: instalar! O modelo que comprei é o mais simples, sem ímã ou infravermelho (que pediriam coleiras para todos os gatos, o que encarece o produto e vira um problema caso algum deles perca a coleira). As instruções vêm no verso da caixa e são bem simples. Bom, isso era o que eu pensava!!




O primeiro desafio foi medir o gato! Comecei mal! rsrsrs
São três gatos e todos com alturas diferentes! E agora? Escolhi o maior. Fazê-lo ficar parado foi outro desafio (quem tem gato entende muito bem!), então confesso que a medida acabou no olhômetro mesmo!! Muito embora eu estivesse com uma régua.

Com o gato medido, você tem que passar a medida para a porta. Eu achei mais fácil fazer um gabarito, pois tenho sérios problemas com medidas e linhas retas!


Com a medida na porta, é necessário fazer furos com a furadeira nas extremidades para usar a serra a partir deles e, assim, fazer o buraco para encaixar a porta. Essa parte até que foi fácil e logo já tinha um buraco. O problema é que mesmo tendo seguido o gabarito, que por sua vez, seguia as instruções, ele ainda estava pequeno. O que não vem nas instruções é que a trava da porta ocupa um espaço e esse espaço tem que ser aberto.





Antes que alguém pergunte, já explico: um lado da porta é azul! Mas pintei um lado só! Não são portas diferentes! rsrsrsrs

Com isso feito, é necessário fazer os buracos para os parafusos que irão, de fato, segurar a porta. E a partir daí é só montar. Claro que a parte com a trava é a que fica dentro de casa, ta?? Na verdade, não foi tão difícil, mas o encaixe é meio complicadinho porque tem que ficar alinhado e essa trava aí dificultou esse encaixe. Talvez tenha sido até inexperiência minha e alguém venha me dizer que é mais tranquilo, mas esse foi o meu caso.

Depois de encaixada e aparafusada é a vez de testar! O que fiz foi deixar o flap aberto, uma vez que eles não saberiam de cara empurrá-lo. Mas gato é curioso e facilita muito o trabalho! Logo eles já estavam lá "dando o confere"! Manolo foi o primeiro a passar!

A mamãe aqui já saiu hoje bem mais tranquila, porque sabia que os filhotes conseguiriam entrar em casa em caso de necessidade! Ah, vale lembrar que eles ficam no quintal de casa! Lugar de gato não é na rua! Não tem essa de saidinha! Eles não se viram, se machucam, pegam doenças e, muitas vezes, não voltam porque morrem! Então, a porta é prática, mas é para o animal e ao quintal e não à rua!! Atenção!



Está aí a porta já instalada! Vou deixar o flap aberto por alguns dias para que passar pela porta seja um costume. Aí, então, fecharei para que eles aprendam a abrir. Um passo por vez!




Bom, foi isso! A porta já está sendo um sucesso total e eles estão felizes com a liberdade! E eu, muito mais tranquila! Vejam aí!!



7 comentários:

  1. Amei essa idéia! Como moro em apartamento, não tem quintal, mas acho que vou colocar na porta do meu quarto. Meus gatos estão sempre querendo entrar e sair, e com ar ligado é complicado!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola! Vim parar aqui pesquisando portinholas pra minhas duas meninas. Nina e Safira.
    Quero instalar no meu quarto, pq elas são do tipo que fazem escândalo pra entrar. Quando estão dentro, fazem escândalo pra sair :)
    Vc pode indicar onde comprou a sua? Fiz pesquisas, mas sempre tá esgotado :(
    Valeu!

    Moy
    Recife - PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Moy! Tudo bem??
      Então, eu comprei de um vendedor individual no Mercado Livre. Honestamente, não lembro o nome. Paguei, com o frete, em torno de 80 reais. Desculpa, mas realmente, não lembro o nome da pessoa.

      Excluir
    2. Moy, achei aqui no meu e-mail!!
      Mas foi no mercado livre mesmo!
      KARIN LIE KAWAKAMI DOS SANTOS
      rpsimports@bol.com.br

      Boa sorte!!

      Excluir
    3. Valeu Carol!
      Amanhã vou tentar comprar \o/
      Nina e Safira mandaram beijos :)

      Moy

      Excluir
  3. Se o gato engordar um pco mais ele naum passa heim kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale!!! Vou precisar de uma para cães grandes! hahahahahahha

      Excluir