03/12/2014

Tubulação aparente

O estilo industrial é tendência, não dá pra negar! Mas o fato é que ainda divide opiniões. Eu confesso que já olhei torto pra ele, mas tudo mudou quando comecei a pensar na reforma da cozinha e queria a todo custo evitar quebradeira e bagunça.

E justamente evitar quebradeira e bagunça  é o ponto forte do estilo que teve seu início na década de 50 em Nova York, quando antigas fábricas e indústrias passaram a dar lugar a apartamentos. Hoje, ela é amplamente utilizada em apartamentos, casas e escritórios.

A tubulação aparente, característica desse estilo, dá um ar despojado e moderninho à decoração. Mas também combina com estilos mais sérios. Tudo depende do acabamento e uso dado à tubulação. Pela facilidade, a escolha da elétrica aparente para compor o design de um ambiente se torna uma solução prática.


Assim, comecei uma pesquisa pra ver se valia a pena a mudança. Ainda não fiz a reforma, mas pelo que achei, vale sim e to levando a idéia seriamente em consideração. Selecionei algumas questões a serem consideradas:

1) Geralmente o material utilizado são conduítes de aço galvanizado, que podem ser encontrados em lojas do ramo e home centers. É necessário criar o layout da instalação, prevendo interruptores, tomadas e terminações.

2) A fiação para o transporte de dados (telefone e internet) não deve estar no mesmo conduíte da fiação elétrica, mas sim ganhar um conduíte exclusivo paralelo ao da eletricidade.

3) A principal vantagem é a flexibilidade. Quando é necessário acrescentar alguma tomada, se a tubulação já está exposta, não é preciso quebrar paredes. Ou, quando for preciso arrumar algum problema elétrico, será bem mais simples. Mais uma vez, será econômico. 

4) Outra vantagem é "aumentar" o pé direito, já que não será necessário o rebaixamento  para acomodar a tubulação.

5) Os conduítes devem estar sempre alinhados uns aos outros para que o design fique harmonioso, uma vez que farão parte da decoração do ambiente. Para isso, é recomendada a ajuda de um profissional especializado para a instalação.

Agora, algumas imagens que encontramos na internet com a instalação aparente. Não é porque é chamado de estilo industrial que não vai ter cara de casa, né? (Começando a me apaixonar!)



Uma forma super bacana de combinar a tubulação aparente com a decoração, é pintando os tubos! Isso mesmo!!! Vamos dar cor!
Nesse caso, pode-se usar canos de PVC ao invés dos conduítes metálicos, e ainda fazer "desenhos" com os fios pelas paredes!! (Agora me apaixonei de vez!)




Ah, para manter a tubulação sempre bonita é necessário uma limpeza dedicada nos dutos já que a poeira é visível e fica impregnada nos canos. E também não é recomendado o uso de tubulação elétrica aparente em locais onde os canos possam se deteriorar, como locais onde acumulem muita sujeira ou casas de praia, por conta da maresia.

E aí, o que vocês acharam??? Ainda estão com o nariz torto ou já começaram a gostar do estilo?
Conta pra gente!!


Um comentário:

  1. Achei ótima e super prática. O visual é bem moderno. Na hora de reformar vai ficar bem econômico!

    ResponderExcluir